Apresentação

Os Sindicatos são entidades reconhecidas constitucionalmente e, o único “instrumento”, capaz de defender e promover a defesa dos direitos e interesse (individuais e colectivos) dos trabalhadores

Sindicato dos Oficiais de Justiça  (SOJ) foi constituído em 08 de Março de 2006, com o objectivo de defender e promover a defesa dos interesses dos Oficiais de Justiça. Diverge de outros, ao defender só os Oficiais de Justiça.

Em 5 de Maio de 2012, por direito próprio, integrou, enquanto Sindicato Independente,  a Assembleia Constitutiva da FESAP (Federação de Sindicatos da Administração Pública) à qual pertence.

O SOJ é intransigente no rigor, verdade, transparência e defesa da classe, assumindo o corporativismo, sem perder de vista um objecto mais lato: a realização efectiva da justiça e, nesse sentido, o desenvolvimento sustentado do país.

No nosso entendimento, a promoção e defesa dos interesses dos Funcionários Judiciais (Oficiais de Justiça, Informáticos, Técnico-Profissionais, Administrativos, Pessoal Auxiliar e Operários – cfr. art. 2º do DL 343/99 de 26.08),  não garante o reconhecimento da especificidade da carreira de Oficial de Justiça. 

Esta nossa posição é defendida e adoptada por todas as carreiras ou regimes especiais.

Se realmente é nossa vontade manter um regime especial, melhorar as condições de trabalho, a dignificação da classe, então teremos de ser os primeiros a fazer o reconhecimento da especificidade.

Era nosso dever, e assumimo-lo, constituindo um Sindicato de Oficiais de Justiça que defendesse os interesses da classe.

É o que temos feito, apresentando resultados que, se fossem apresentados por outros, seriam alvo de reconhecimento e exaltação, mas sendo apresentados pelo SOJ, são considerados naturais. São naturais porque há empenho em dignificar a acção sindical.

O nosso compromisso é continuar a lutar pela melhoria do estado da justiça e criar as condições, dentro e fora dos tribunais, para a realização de todos os que aqui trabalham, exigindo desde logo,  o reconhecimento da especificidade do trabalho dos Oficiais de Justiça.

Estamos convictos que, um dia, todos os Oficiais de Justiça vão entender que a dignificação da sua condição profissional e pessoal tem mais valor que algumas festanças… nesse dia, estaremos todos unidos, no SOJ, a defender o nosso futuro.

A Direcção

Últimas Noticias