INFORMAÇÃO – ELEIÇÕES PARA O COJ

As eleições para o Conselho dos Oficiais de Justiça vão realizar-se no dia 21 de Janeiro. Apresentam-se a sufrágio 3 (três) Listas. A lista apresentada pelo SOJ foi designada, por sorteio, como Lista C.

Todas as candidaturas terão os seus méritos, as suas razões. Mas é aos colegas que compete avaliar a actividade desenvolvida pelo COJ e decidir o futuro, próximos 3 (três) anos, desse Órgão. Decidir, por força do voto, se vamos manter o modelo vigente, ou mudar.

Apresentar novos rostos, ou falar em mudança, é um lugar comum. Contudo, fica sempre a convicção que só mudam as pessoas. Os candidatos da LISTA C entendem que é importante renovar e mudar, mas também criar um novo paradigma de comportamento, que permita conferir maior Credibilidade ao Órgão, para que assuma as Competências que lhe estão atribuídas por lei, e se constitua Capaz de reforçar a Coesão dos Oficiais de Justiça.

No último acto eleitoral, o primeiro em que apresentou lista, os candidatos apresentados pelo SOJ assumiram uma Carta de Princípios. Essa declaração continua válida.

Os colegas conhecem os candidatos da Lista C, conhecem o SOJ. Sabem que assumimos, e defendemos, com frontalidade as nossas razões. O regulamento eleitoral foi alterado, e foi alterado porque nas últimas eleições tivemos razão. Não importa convocar tudo o que aconteceu nessa altura, importa somente afirmar que o tempo nos deu razão.

Teria sido vantajoso criar um novo regulamento, mas mostrou-se impossível. Os Vogais que foram então eleitos, os escolhidos, os nomeados, todos entenderam que os Oficiais de Justiça se identificam com este processo eleitoral. Acreditamos que estão enganados.

Qualquer um de nós já exerceu o direito ao voto em outros actos eleitorais. Assim, temos o dever de nos questionar:

– Será natural que o “boletim de voto” se apresente totalmente em branco?

– Será normal que os eleitores tenham de escrever nesse “papelinho” “Lista C”, “Lista X ou Y” porque ninguém achou relevante apresentar boletins de voto?

– Será natural que a DGAJ tenha um espaço nobre no seu site, página principal, para anunciar exposições do artista x e do artista y; propaganda do Governo, mas não tenha um espaço, com essa visibilidade, para apresentar as listas de um Órgão de Classe?

Perante a resposta encontrada, há que assumir a menorização do acto eleitoral e a ((ir)relevância que é atribuída ao COJ. Mas, se é verdade que alguns se conformam, outros há, que exigem ser respeitados e ver dignificada a sua Classe.

Cumpre aos colegas VOTAR, de forma consciente, e decidir pelo futuro da Classe.

Votar na Lista C é votar para Mudar e Renovar, mas também Criar um novo Paradigma de Comportamento. Os eleitos pela Lista C assumem responsabilidades perante os colegas.

Vota na Lista C   e  Exige a Dignificação e Valorização da nossa Classe.

Últimas Noticias